terça-feira, 4 de outubro de 2011

Os “Conspiranóicos” e a Lua

 Alexandre Medeiros (PhD, University of Leeds – Professor de Física e Astronomia, UFRPE)

Já se passaram mais de 40 anos desde o sucesso da missão da nave Apollo 11 e de seus três astronautas, dois dos quais pisaram o solo lunar pela primeira vez. Mesmo assim, as dúvidas nas cabeças dos conspiranóicos de plantão ainda permanecem bem vivas sobre os desembarques na Lua.
Nenhum outro evento na historia, com excessão talvez do assassinato de Kennedy, despertou tanto a psiqué dos nossos queridos maluquinhos metidos a detetives e/ou cientistas mirins, quanto a ida do homem à Lua.
O rosário de alegações dos nossos queridos conspiranóicos é realmente imenso, mas a maior parte das referidas alegações  é de uma tolice que dispensa qualquer comentário. Entretanto, dez daquelas alegações parecem haver encantado mais as suas cabecinhas desajustadas e até mesmo despertado a atenção de indivíduos um pouco mais lúcidos. Sobre elas, o jornal inglês The Independent publicou uma ótima matéria em 12 de abril de 2010. Baseado naquela matéria eu alinhei estes meus comentários que se seguem.
Vejamos, portanto, quais são as dez principais alegações dos referidos conspiranóicos e que respostas elas podem ter.

1.      Onde estão as estrelas?
As fotos tiradas a partir da superfície da Lua mostram um céu negro, mas o espaço é cheio de estrelas. Onde elas estão? Aquilo foi uma farsa.
RESPOSTA: FALSO!
Certamente que as estrelas estão lá, mas o brilho delas é muito fraco. A paisagem lunar é iluminada pelo Sol e o outro astronauta (fotógrafo) está tirando fotos de um homem em um terno branco (traje espacial) e em movimento. Assim, ele ajusta a velocidade de abertura da sua câmera para o modo RÁPIDO e, portanto, as estrelas distantes são muito fracas para serem vistas. O ignaro que escreveu essa primeira crítica poderia, ao menos, haver tentado, antes de escrevê-la, tirar uma foto do Céu com sua própria câmera em movimento e em modo rápido. Como as estrelas certamente não apareceriam na sua foto, ele talvez concluisse, “sabiamente” que a sua foto também era uma farsa. (RISOS).

2.      A bandeira tremulando
Por que a bandeira dos EUA que está plantada no solo parece tremular em uma brisa apesar de se saber que os astronautas estão em um vácuo? Aquilo foi uma FARSA.
RESPOSTA: FALSO!
A bandeira tinha um bastão horizontal rígido inserido na parte superior para que ela ficasse bem esticada nas fotos. Os astronautas, entretanto, não estenderam por completo a bandeira ao longo do bastão horizontal e ela ficou com um vinco bem perceptível. Por outro lado, ao colocar a bandeira fincada ao solo ela ficou naturalmente oscilando para frente e para trás. E esta oscilação não tinha o amortecimento do ar para retardá-la. O resultado foi que os ignaros conspiranóicos  “viram” um vento, mas não se deram conta de que as dobras da bandeira incrivelmente não mudavam com aquela oscilação. Como diria o velho Sherlock Holmes: “elementar, caro Watson”.

3.      O cinturão de Van Allen
Por que os astronautas que sairam da cápsula no espaço sideral não foram mortos pela radiação existente nos campos magnéticos ao redor da Terra? Aquilo foi uma FARSA.
RESPOSTA: FALSO!
A radiação nos cinturões de Van Allen é realmente suficientemente intensa para matar um astronauta, só se ele você permanecer muito tempo na mesma. Os astronautas ficaram expostos diretamente por um intervalo de tempo de aproximadamente uma hora, portanto, sujeitos ao mesmo nível de radiação de um operador de raio-x na Terra.

4.      As sombras
Alguns sugerem que as sombras dos objetos filmados não são paralelas, o que indicaria que há mais de uma fonte de luz. Logo, aquilo foi uma FARSA.
RESPOSTA: FALSO!
As sombras podem realmente aparecer de diferentes maneiras em relação à forma como nós esperaríamos acontecer, pois, afinal, aquele ambiente não é o nosso planeta - as coisas serão diferentes lá. É importante notar que a superfície da Lua é ondulada e assim pode criar efeitos estranhos de reflexão luminosa, mas o mais importante mesmo é atentar para o detalhe de que cada objeto tem apenas uma única sombra, o que indica, portanto, uma fonte de luz - o Sol.

5.      É muito quente
A temperatura da superfície da Lua chega até aos 280 graus Fahrenheit, ou seja, 137,7  graus Celsius. Nada funciona a essa temperatura - o filme utilizado teria derretido por exemplo. Logo, aquilo foi uma FARSA.
RESPOSTA: FALSO!
Os filmes foram acondicionados em vasilhas com proteção térmica e, além disso, todos os equipamentos assim como os próprios astronautas estavam em trajes hi-tech muito apropriados para aquela situação térmica. E some-se a isso o fato de que eles tomaram a precaução de desembarcarem na madrugada lunar, quando as temperaturas eram significativamente menores.

6.      Pegadas requerem umidade
As pegadas feitas na poeira na lua exigiriam  umidade para serem feitas – experimente fazer pegadas na areia. Logo, aquilo foi uma FARSA.
RESPOSTA: FALSO!
O conspiranóico que fez essa crítica poderia também experimentar fazer pegadas com pó de talco, que não precisa de umidade para manter uma pegada e que se assemelha muito mais ao grão fino de poeira lunar.

7.      Se aquilo fosse verdade, os astronautas teriam sido mortos por meteoros no caminho.
O espaço é preenchido com rapidez, meteoros minúsculos teriam perfurado a sonda e matado os astronautas. Logo, aquilo foi uma FARSA.
RESPOSTA: FALSO!
Há milhões de meteoróides, viajando em torno de 120.000 mph. Mas o espaço é um lugar imenso e por isso a sua densidade é muito baixa e deste modo as chances de se atravessar sem ser molestado é muito alta.

8.  Onde está a cratera deixada pela explosão?
Quando o módulo lunar pousou, teria ter se formado uma cratera no lugar. Como isso não ocorreu, então aquilo foi uma FARSA.
RESPOSTA: FALSO!
A maioria das pessoas desacelera quando vai estacionar o carro - assim também fez o módulo de aterrissagem. Ele pousou suavemente e a orientação dos foguetes direcionados para baixo dispersou pelo vácuo a poeira apagando, assim, as marcas do pouso.

9.      O cinegrafista assistiu a decolagem da nave
Como foram feitas as imagens dos astronautas deixando a Lua? Quem filmou a decolagem de retorno? Isso mostra que aquilo foi uma FARSA.
RESPOSTA: FALSO!
Uma câmera foi deixada propositalmente na superfície da Lua e ela era controlada a partir de Terra. Elementar, caro Watson.

10.   Onde estavam as chamas?
Quando a metade superior do módulo lunar decolou da Lua, não asairam chamas do foguete. Logo, aquilo foi uma FARSA.
RESPOSTA: FALSO!
O combustível que foi usado para decolar da Lua realmente não emite chamas. A sonda (módulo lunar) utilizava uma mistura de hidrazina e tetróxido de dinitrogênio (um oxidante). Estes dois produtos químicos inflamam-se ao entrar em contato um com o outro e produzem um produto que é completamente transparente. Eles usaram por precuação no módulo lunar um combustível completamente diferente daquele que havia sido antes utilizado para o lançamento do foguete Saturno na Terra.
Portanto, quando você ouvir alguém dizer, ainda nos dias atuais, que ele acha que o homem nunca pisou na Lua e que toda a Missão Apollo foi nada mais que uma farsa, tenha certeza que você está diante de um legítimo conspiranóico cujos argumentos não possuem a menor sustentação científica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário