terça-feira, 4 de outubro de 2011

A Farsa do Tsunami no Brasil

Alexandre Medeiros (PhD, University of Leeds - Professor de Física e Astronomia, UFRPE)

A simples perspectiva de acontecer um Tsunami no Brasil tem recentemente atormentado as mentes dos mais apavorados. Mas, o que há de verdade nesse rumor?
Confiram, por exemplo, a ESCLARECEDORA matéria disponível no LINK: http://www.lapalma-tsunami.com/ de responsabilidade da Tsunami Society.
A TSUNAMI SOCIETY é uma organização internacional que congrega especialistas de todo o mundo neste área e alerta CONTRA a FARSA que vem sendo montada sobre um possível TSUNAMI a ser gerado nas ILHAS CANÁRIAS  e com claros objetivos de OBTER generosos e polpudos FINANCIAMENTOS públicos. Um verdadeiro TSUNAMI de verbas públicas.
Portanto, o que dizer então de um possível TSUNAMI no BRASIL?
COMO se construiu esse BOATO ALARMISTA e como a MIDIA SENSACIONALISTA o repercutiu tão rapidamente?
LEIAM, por contraste a seguinte matéria, para lá de sensacionalista:
Reunião da SBPC sobre possível Tsunami no Brasil, vindo das Ilhas Canárias”, disponível no LINK: http://fimdostempos.net/brasil-ilhas-canarias-erupcao.html
Tendo em mente o discurso bem mais comedido da Tsunami Society, acima mencionado,  o que podemos dizer da leitura desta última matéria?
 1)     Comecemos analisando o seu título bombástico: “Reunião da SBPC sobre possível Tsunami no Brasil, vindo das Ilhas Canárias”. Ela afirma, portanto, claramente que a REUNIÃO da SBPC foi especificamente sobre um TSUNAMI que vai atingir o Brasil. Entretanto, no corpo da própria matéria, se vê que foi apenas uma reunião comum da SBPC e que apenas um geofísico baiano levantou essa lebre.
2)     O referido pesquisador afirma que a erupção do vulcão Cumbre Vieja, na ilha canária espanhola La Palma, no Oceano Atlântico, pode causar um Tsunami de grandes proporções, com 500 km de extensão e até 30 m de altur e que ele chegaria ao Caribe e a toda a orla leste dos Estados Unidos e à costa norte e nordeste do Brasil.
3)     Isso CONFLITA, entretanto, com as previsões dos Institutos de Pesquisas espanhóis que monitoram dia e noite o local e prevêem apenas uma erupção de pequenas proporções.
4)     Mas, mesmo na eventualidade de uma improvável erupção de grandes  proporções, os pesquisadores espanhóis (no local) afirmam, ao contrário do nosso colega baiano, que este improvável Tsunami só atingiria o hemisfério Norte, mais especificamente Portugal e a costa Leste dos Estados Unidos. Nada falam no Brasil.
5)     E é óbvio que não se refiram ao Brasil, pois segundo os espanhóis, mesmo se um deslizamento da lateral do vulcão deslizar para o mar isso se daria na face norte do mesmo. As ondas apesar de serem evidentemente circulares teriam a sua propagação na direção sul (do Brasil) absorvida pelo próprio corpo da ilha.
6)     Note-se, ainda, que a matéria diz que o referido Tsunami teria ondas de até 30 metros de altura e que essas ondas gigantes propagar-se-iam em direção do Caribe e até mesmo do Brasil.
7)     Aqui outro equívoco patente, pois dada a enorme profundidade do oceano, principalmente na área da Dorsal Atlântica, o Tsunami jamais atingiria em sua propagação através do mesmo, semelhante altura. Ondas de Tsunamis só são elevadas perto da praia devido à baixa profundidade do leito oceânico. Em alto mar um Tsunami é praticamente imperceptível. Imaginar um Tsunami em alto mar como aquelas ondas gigantescas do filme “O Destino do Posseidon” é não compreender muito bem a dinâmica das ondas e dos Tsunamis. Ondas gigantes em alto mar podem sim se formar, mas dificilmente são devidas a Tsunamis. Se a onda de um Tsunami em alto mar tivesse, mesmo, os alegados 30 metros de altura que o nosso colega baiano afirmou na matéria, então ao chegar à costa, ela seria um monstro de centenas ou até mesmo de quilômetros de altura. Seria necessário algo como a queda de um asteroide dos grandes para gerar esse seu monstruoso Tsunami. Portanto, MENOS! Devagar com o andor que o santo é de barro.
8)     Mas, o colega baiano imagina também outro cenário igualmente dantesco, no qual toda a ilha afundaria no oceano, suposição esta que contrasta completamente com a previsão bem mais modesta dos pesquisadores espanhóis. Neste caso extremo e altamente improvável, assim como na queda de um asteroide de grandes proporções, ele certamente poderia ter razão em sua previsão cataclísmica.
9)     Apenas em uma situação extrema como esta, de uma alucinada catástrofe megalomaníaca, poder-se-ia até mesmo imaginar que as águas entrassem pelo rio Amazonas e pelos seus afluentes e atingissem até, como o próprio colega cogita, o planalto central do Brasil.
10)  Apesar de ser quase desvairada, esta última previsão poderia, quem sabe, fazer as águas atingirem até mesmo a distante Brasília. E neste caso, eu me arrisco a ser até otimista e dizer que assim sendo esse estrambólico Tsunami talvez não fosse totalmente ruim para o nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário